Português
 
 


A Contribuição Teuta à Formação da Nação Brasileira
O Todo é mais do que a Soma das Partes

(Tradução de um artigo de Dieter Böhnke, publicado no semanário Brasil-Post,
de São Paulo, em 20.07.2001. Tradutor: Georg K.A.Fuchs, Belo Horizonte)

Fazendo um relato sobre a contribuição alemã para a formação da nação brasileira, fica bem claro, rapidamente, ao pesquisar publicações, o quanto já tem sido escrito, nos últimos decênios, a este respeito. Sob a expressão de “alemão”, por obséquio, deve ser entendido tudo o que diz respeito às regiões de fala alemã na Europa. É interessante que evidentemente somente bem pouco disso que se refere aos fatos relevantes e determinantes, de natureza histórica, econômica, cultural e sociológica, conseguiu fixar-se na consciência de um público maior, tanto naquele do Brasil como no dos países de fala alemã. Aqueles que estão interessados em assuntos de relacionamento brasileiro-alemão ou nas contribuições alemãs para a formação da nação brasileira inteira possuem tal conhecimento, portanto apenas um círculo restrito. Tudo de qualquer jeito não pode ser memorizado; portanto qual seria o motivo de escrever mais uma vez acerca disso? A gente não se transformaria num certo tipo meio esquisito? Isso no ambiente próprio profissional e particular, tratando de algo que “oficialmente” nem está despertando grande reconhecimento?

A resposta poderá ser dada por cada um dos leitores; neste tempo de velocidade de vida, de superficialidade, e, da parte oficial, tantas vezes sem indicação de valores, de orientação. E no qual apenas uma coisa parece ter importância: o dinheiro, o rendimento; tudo o mais, aquilo que não pode ser enquadrado nesta categoria, ou que pode ser transformado em valores monetários, parece ser supérfluo, segundo os critérios amplamente difundidos em nosso tempo. Mas aqueles que fazem reflexões sobre as raízes de sua história, sobre o tempo presente e futuro, estes compatriotas com certeza estão interessados naquilo que certa parte da história brasileira multicultural, a saber a participação teuta, lhes poderá transmitir também nos tempos de hoje, justamente por encontrar na grande mídia internacional tão pouco interesse. Portanto também publicações como este jornal, o Brasil-Post, têm tanta importância. São vozes num mundo de publicidade cada vez mais sincronizado e uniformizado que clamam muitas vezes de forma crítica, interrogativa e admoestadora, e em nosso caso específico ainda num momento que enriquece a realidade teuto-brasileira. Como brasileiros de descendência alemã, como alemães radicados há muito tempo no Brasil, ou como alemães interessados neste tema, tanto na Europa como em outra parte do mundo, muita gente está à procura duma parte da sua identidade. Também referente à identidade criada por alemães e seus descendentes produzida na Brasil, pode-se contar com um legado bem rico. Um grande poeta alemão, certa vez, criou a sentença, dizendo que aquilo que foi herdado dos antepassados deve ser adquirido, para ser propriedade pessoal. Nada é estático, tudo está em transformação, cada um deve se auto-examinar e desafiar. Orgulho próprio equivale à vaidade. Os dois são qualidades bem graves. Não vamos falar nem de uma e nem de outra nas considerações que seguem. Elas querem ressaltar coisas essenciais, tentando intermediar impulsos de pensamento para a dominação das tarefas futuras tão enormes que nos aguardam. Prestaremos atenção ao destaque do aspecto de formação da nação brasileira, destacando a contribuição dos teutos no maior país latino-americano, exatamente no sentido do eminente e inesquecível historiador Karl Heinz Oberacker Jr. Nisso não queremos esquecer a data de 25 de julho de 1824, a qual vale como ponto inicial importante da imigração de gente de fala alemã organizada durante décadas, desde inícios do século 19.

Porém a presença alemã no Brasil começa bem mais cedo. Vamos adentrar a época do descobrimento, fazendo então uma curva ou volta até o tempo presente. A “viagem” pode começar.

Próxima Página

©2018 Família Dienstmann. Todos os direitos reservados. Projeto & Desenvolvimento - Zooweb

Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0