Português
 
 


AUSWANDERER
aus den Viertälern

VEREIN FÜR DIE GESCHICHTE DER STADT BACHARACH
UND DER VIERTÄLER E. V.

Walter Zahn
EXTRATOS traduzidos por Ilson Kayser

Motivos da emigração

Pág. 5 § 3ss.

Sobretudo a miséria obrigou, ao que parece, a muitos a abandonar o país. Diz-se referente a 1778 que cerca de 1/5 da população mendigava, e que pela emigração, o número de mulheres superava o de homens perigosamente.

Somente no contexto das guerras revolucionárias francesas a região dos Viertäler - dos Quatro Vales - foi envolvida novamente nas operações guerreiras. Na Paz de Campo Formio, de 1797, a margem esquerda do Reno foi adjudicada à França, e a decisão foi confirmada em 1801 pela Paz de Lunéville. A Região dos Quatro Vales, que passou ao domínio francês, foi adaptada administrativamente às condições francesas.

Na Região dos Quatro Vales predominava o cultivo da uva. Outras fontes de renda ainda eram oferecidas pelos curtumes ali sediados, pelo exercício de um ofício e, mais tarde, o emprego na indústria madeireira que ali se instalava.

As áreas agrícolas serviam, na maioria dos casos, para prover o consumo próprio. O instituto da partilha equânime dos bens entre os filhos no caso de falecimento do proprietário favoreceu a criação de muitas novas economias, levando a um crescimento populacional nas diversas localidades. Mas o fracionamento contínuo dos vinhedos, campos e pastagens levou a que a propriedade já não bastava para o sustento de uma família. Em conseqüência, um número crescente de homens se dedicava a um ofício, resp. exerciam outra profissão ao lado da atividade vinícola-agrícola nas épocas de trabalho menos intensivo. Isso levou, por sua vez, a que, por causa do grande número de profissionais, especialmente nos povoados, obtinham rendimentos muito minguados ou sequer encontravam trabalho, por causa da difícil situação econômica geral.

Próxima Página

©2018 Família Dienstmann. Todos os direitos reservados. Projeto & Desenvolvimento - Zooweb

Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0