Português
 
 


Literatura e Publicações

Filho de Diplomata - Um jovem entre a Estrela Soviética e a Suástica
(Diplomatenkind - Eine Jugend zwischenSowjetstern und Hakenkreuz)
Ulrich Hans Dienstmann     
Editora Frieling & Partner GmbH - Berlim - 1998     

Nessa obra, o autor narra as dificuldades que sua família passou quando viveu em vários paises da Europa na época da 2ª Guerra Mundial.

Ulrich Hans Dienstmann nasceu em Moscou, em janeiro de 1926. era o terceiro filho de um diplomata e de uma tradutora e correspondente de uma grande firma de negócios. Suas duas irmãs eram Marianne e Úrsula. No ano em que nasceu ainda eram muito sentidas as conseqüências da Primeira Guerra Mundial.

Devido à profissão do pai nunca puderam fixar residência em uma cidade por muito tempo.

Com apenas quatro meses de idade, aconchegado dentro de um balaio, para estar protegido do frio intenso, a família mudou-se para Odessa (Ucrânia) onde o pai assumiu o posto principal do Consulado.

Quando tinha quatro anos, foram morar em Berlim e depois de dois anos foram para Karlshorst.

Em 1936, mudaram-se para Tifilis, onde ele e suas irmãs estudaram em escola particular. Foi um período que lhe traz as melhores lembranças de sua infância.

Em 1936 iniciou a Segunda Guerra Mundial e em 1941 os pais mudaram-se para Leningrado, onde o pai assumiu o posto de Cônsul Geral da Alemanha. Hans e suas irmãs, porém, permaneceram na Alemanha, estudando em um internato.

Em 1943 os pais retornaram e o pai foi ocupar seu último posto de Cônsul na cidade de Zürich (Suíça).

Em 1944, aos 18 anos, Hans foi chamado para servir o exército. Tornou-se um soldado e viveu as misérias e a tragédia da guerra em trincheiras, trens e abrigos. Foi ferido no ombro e teve que ser hospitalizado, tendo que sofrer duas cirurgias sérias.

A guerra chegou ao fim mas o medo continuava no coração dos homens e todos desconfiavam de todos. A morte espreitava em todas as esquinas.

Somente os soldados feridos podiam usar roupas civis. Então Hans recebeu das mãos de uma mãe, que havia perdido seu jovem filho na guerra, sapatos e um terno.

Lembra emocionado que para ir a Zürich, onde estavam seus pais, precisava de um visto da alfândega mas não tinha todo o dinheiro para pagar a taxa estipulada. Sem que esperasse, no entanto, um desconhecido parou a seu lado e lhe ofereceu a quantia necessária. Hans nunca soube quem foi que lhe ajudou e jamais esqueceu esse momento, em que sentiu seu coração, endurecido pela guerra, partiu-se.


 
Literatura e Publicações

©2017 Família Dienstmann. Todos os direitos reservados. Projeto & Desenvolvimento - Zooweb

Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0